A escola e suas interfaces

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A escola e suas interfaces
Vilma Maria da Silva e Thaís Thomaz Bovo
Prefácio: Thaís Thomaz Bovo
Fev. 2020

978-65-990514-0-1

Em estoque

Descrição

A escola e suas interfaces
Vilma Maria da Silva e Thaís Thomaz Bovo (organização)
Prefácio: Thaís Thomaz Bovo
Fev. 2020

978-65-990514-0-1

 

Autores(as):
Ana Lúcia Gonçalves da Silva
Andréa Maria de Jesus Viana
Carla Lima Almeida de Couto
Dulcilene dos Santos Lopes Siqueira
Gildo Ferreira Santos
Graziela de Carvalho Monteiro
Marta Cristina Rodrigues Silva
Mayara Santos Teixeira Costa
Priscila Inakake
Roberta dos Santos Toledo
Rosemeire Santos de Deus Lopes
Rosimeire Coutinho Alves da Silva Sousa
Rosimeire Nery de Queiroz Nogueira
Sidnéa dos Santos Quintino Amorim

 

Prefácio:

O título “A Escola e suas interfaces” traz um grande diferencial, uma vez que o termo interface, muito comum às áreas de tecnologia e computação, possibilita que pensemos acerca da relação, ou melhor, das incontáveis relações de comunicação entre a escola e sua multiplicidade, uma vez que interface significa comunicação e contato. Dessa forma, sua presença no título nos leva a pensar sobre a conexão, ou as conexões, entre elementos que, diretamente, não se conectariam, sendo que a finalidade de qualquer interface é facilitar a interação, ou seja, a comunicação entre áreas distintas.

A partir disso, é possível afirmar que o livro traz, no transcorrer de suas páginas, diferentes pontos de vista, formas de comunicação, de contato e entrelaçamentos relacionados à temática da educação, com foco na escola e em suas mais variadas derivações.

Antes de mais nada, é necessário que todos tenham suas mentes abertas para descobrir que cada escola é um grande universo e que os assuntos tratados aqui derivam de práticas díspares, propostas e reflexões, todas pertinentes ao vasto e rico espaço chamado escola.

Cada professor/professora, sendo autor/autora, registrou em seus artigos suas percepções e aproximações sobre determinado assunto, enfatizando e pormenorizando em suas pesquisas, seus temas de preferência, o que possibilita que tenhamos um grande e diferenciado repertório ao trilharmos a leitura dessa coletânea.

Iniciamos, então, com o artigo de Ana Lúcia G. da Silva, que explanou sobre a questão da formação educacional dos surdos no Brasil, no qual ela realizou uma análise reflexiva sobre os inúmeros desafios que os surdos enfrentaram no transcorrer dos anos, até obterem acesso à educação. Mais adiante, duas autoras, Andréa Maria de J. Viana e Rosimeire Coutinho A. da S. Sousa, abordaram a pluralidade cultural no cotidiano escolar, demonstrando que para haver, de fato, a valorização da identidade cultural, faz-se necessário possibilitar que existam espaços que favoreçam a tomada de consciência sobre a nossa rica formação cultural. Além disso, assuntos como a trajetória dos movimentos negros no Brasil e a formação continuada de professores, sempre pautados pelo conhecimento e pela valorização das diferenças, são extremamente necessários…

Profa. Dra. Thaís Thomaz Bovo

Informação adicional

Peso 0100 g

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