Pré-venda do livro produzido por estudantes da EMEB Profa. Maria Eulália Nobre Borges.

Título: MEU POEMA ANIMAL

Autores/as: Estudantes do 4 ano

Ilustradoras/es: Estudantes do 4º ano

130 páginas

não colorido

18x25cm

Edições Livro alternativo

 

LOCAL, DATA de LANÇAMENTO:

EMEB Profa. Maria Eulália Nobre Borges

13/dezembro/2023

 

CONHEÇA O PROJETO

1– DADOS DO PROJETO

Local de aplicação: EMEB. PROFª. MARIA EULÁLIA NOBRE BORGES

Endereço: R: TAUBATÉ, 39 – Itaquaquecetuba – SP

Denominação do Projeto: ESCOLA DE AUTORES

Data de início: 10 de abril de 2023

Turmas: 4ºA / 4ºB / 4ºC / 4ºD / 4ºE / 4ºF / 4ºG / 4ºH

Professores responsáveis: Claudia Andrade Virno, Fátima Regina Laudelino Cordeiro, Marta Alves Rodrigues, Raquel Ferreira da Silva, Rosana Nunes de Jesus, Rosemary Nunes Gomes e Soraya Alves de Freitas Macedo.

Professor orientador (colaborador): Antonio Raimundo Pereira Medrado.

 

  1. INTRODUÇÃO

Este projeto tem como objetivo explorar a diversidade e as características dos animais, bem como as possíveis combinações entre eles. Os princípios de respeito, amor ao próximo e cooperação serão fundamentais em todas as nossas atividades. Com essa abordagem educativa, esperamos despertar a curiosidade e a consciência dos participantes sobre a importância da preservação da vida animal e a proteção do meio ambiente.

 

  1. JUSTIFICATIVA

A linguagem escrita é essencial para o desenvolvimento pessoal e social dos estudantes desde as primeiras etapas da leitura. Além disso, a prática da leitura e da escrita pode ser gratificante para as crianças quando percebem que essas atividades podem ajudá-las a cumprir objetivos cognitivos, lúdicos, afetivos e sociais. Portanto, é fundamental apresentar a leitura e a escrita como ações construtivas, empenhadas e significativas, que são referências ao que o estudante já sabe e ao que ele quer aprender e fazer.

  1. META

Ampliar o repertório literário e contribuir para que 100% dos estudantes, ao final do 4º ano, tenham consolidado a base alfabética e desenvolvido a habilidade de compreensão de textos mais complexos atrelada à produção autoral.

 

  1. OBJETIVOS

-Estimular a construção de palavras com estruturas fônicas e gráficas complexas e desenvolver a linguagem oral e escrita;

-Despertar o interesse dos alunos pelo mundo da leitura e da literatura, proporcionando momentos de estímulo à linguagem oral e escrita e estimulando sua autonomia de pensamento e ação;

-Desenvolver a capacidade dos alunos de levantar hipóteses coerentes sobre os textos apresentados, ampliando sua compreensão do mundo em que vivem;

-Promover o desenvolvimento humano integral e a equidade, incentivando a apreciação, respeito e valorização da vida e do meio ambiente;

-Integrar estudantes e educadores em um ambiente dinâmico e colaborativo;

-Envolver as famílias dos estudantes no projeto, incentivando-os a participar das atividades propostas.

 

Desta forma espera-se contribuir para que o estudante descubra a leitura como um ato multicultural de aprendizagens, de diversão e entretenimento, utilizando-se dela como fonte de compreensão do mundo onde vive e a escrita como ferramenta de inserção social.