Descrição
Quando a educação especial de qualidade acontece
Ana Paula de Lima (ORG)
Shirley Rodrigues Maia (prefácio)
ISBN 978-85-94380-28-9
224 páginas
Outubro de 2019
Autores:
Adriana Gomes da Silva Azevedo
Ana Paula de Lima
Camila Cuba da Silva Rosa
Carlos Alexandre Costa Correia
Célia da Silva
Daniela Rosalez Soares
Dianna Melo e Silva
Edson Manoel dos Santos
Elaine Lourenço Harmes Passarelli
Iara Gonçalves de Aguiar Sant’Anna
Kelly Cristina Pantaleão
Luciana Nascimento Crescente Arantes
Luciana Xavier Ferreira
Maria Eliane de Souza
Nathasha Abrahão Vilanova dos Santos
Paulo Pitombo
Priscilla Mab Conti Miranda
Pryscilla Laprovitera de Oliveira
Renata Dora Cantarim
Rogéria Cunha
Sueli Gomes de Oliveira Monteiro
Tatiana Cristina Pereira
Vanessa HarumiTakizawa Albano
Conhecer, sentir e fazer parte
Este livro, escrito por mãos de especialistas, oferece um forte diferencial de estudos na área da Educação Especial, pois apresenta pesquisas e práticas experimentadas por profissionais que atuam e acreditam em ações inclusivas de respeito e de possibilidades para todas as pessoas, independente de suas condições, com valorização nas capacidades que cada um possui.
Considerando o modelo social da deficiência, os profissionais deste livro apresentam um olhar direcionado para o lado humano de cada estudante, enxergando inúmeras perspectivas e caminhos a serem seguidos na direção da formação integral e investindo no potencial que cada um traz consigo, na intenção de se desenvolver, evoluir e transpor os seus limites, a fim de conquistar seus lugares na sociedade e vivenciar experiências longe de padrões adotados cultural e historicamente, que muitas vezes desconsideram o real significado de humanidade.
Estes profissionais, e eu me incluo neste grupo, acreditam e lutam por uma escola inclusiva de qualidade inserida no contexto de uma educação integral, com práticas que envolvem a equidade e o respeito por toda a diversidade que é encontrada em ambientes escolares. Buscam além das técnicas, o envolvimento de toda a comunidade escolar (equipe docente, gestora e de apoio, estudantes, familiares, Auxiliares de Vida Escolar, Estagiários), que são pessoas essenciais no percurso das propostas educacionais oferecidas nesse trabalho de quebra de barreiras e desenvolvimento integral dos estudantes nos diferentes espaços educacionais.
Iniciamos os textos com informações sobre a História da inclusão desde o seu início até as conquistas contemporâneas, apontando, na sequência, questões significativas para a evolução humana que transita nos espaços de aprendizagem desde a Educação Infantil, perpassam os três ciclos do Ensino Fundamental (alfabetização, intermediário e autoral), chegando ao Ensino Médio e também nos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos. Seguindo para além da escola, ao preparar o estudante para sua inserção na sociedade, com a Iniciação ao Mundo do Trabalho, em sua vida adulta, quando se tem um leque de possibilidades para participar da sociedade como qualquer outro cidadão que contribui e usufrui de uma vida digna justa e igualitária.
É uma mudança de paradigmas que percorre por uma longa caminhada a partir de um pluralismo de ideias e concepções pedagógicas que, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, são abordadas por práticas e estudos variados pelos autores deste livro numa trajetória de avanços e conquistas de legislações que regulamentam e garantem direitos. Apresentamos conceitos, práticas e reflexões que abordam diferentes temáticas desse contexto tendo como exemplo o trabalho com a psicomotricidade e com a música, que seguem o modelo do Desenho Universal tão claramente abordado nos textos que se seguem.
São destacados aqui, com muito carinho e competência, escritos que tratam sobre a importância do Atendimento Educacional Especializado; da formação dos profissionais especialistas na área da educação, da função do estagiário da Educação Especial e como se dão o atendimento colaborativo e o trabalho realizado em Sala de Recursos Multifuncionais, abordando propostas que vão além do aprendizado pedagógico, investindo fortemente nos potenciais e na elevação da autoestima do Público-Alvo da Educação Especial na rede regular de ensino, que são os estudantes com deficiência, com Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação.
Acreditamos que para acontecer esse trabalho de forma eficaz é importante que exista parceria entre o professor de sala de aula regular e o especialista da Educação Especial, para juntos estabelecer o percurso e as metas a serem alcançadas a fim de que os estudantes se desenvolvam e tenham sucesso na vida. E não se pode falar desse sucesso sem considerar a participação tão necessária que a família do estudante desempenha, sendo tema abordado aqui também.
Considerando os estudantes com surdocegueira, apresentamos propostas específicas de práticas e também do uso da Tecnologia Assistiva, com olhar atento e possibilidades de trabalho de qualidade. Trazemos também a abordagem aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, apresentando o Programa Saúde na Escola, a invisibilidade desse público, assim como práticas que conduzem o seu reconhecimento e identificação. Finalizamos com experiências valiosas que possibilitam reflexões sobre toda a temática em estudo, sob o foco na Educação Infantil e estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.
Trata-se de uma leitura agradável, o que me proporciona alegria e satisfação por organizar e fazer parte dessa experiência, orgulhosa por conhecer o percurso de tantos profissionais qualificados, numa trajetória de formação e apoio à Educação Especial Inclusiva, podendo juntos oferecer com amor e competência dados que qualificam e validam a evolução do ser humano completo.
Ana Paula de Lima