Software Livre

Nosso coletivo utiliza-se de softwares livres para TODOS os trabalhos da editora. Sendo os principais:

1 – O sistema operacional  que utilizamos no laptop e nos desktops é o Gnu/Linux Debian

2 – LibreOffice – Usamos para ler os artigos, corrigir, revisar, preparar para o Scribus. Além disso, é ferramenta padrão para todos os demais serviços de escritório.

3 – Scribus – Usamos o scribus para diagramar os livros, revistas, folhetos e todo o material a ser impresso.

4 – GIMP – Com o GIMP fazemos os tratamentos de imagens, montagens, preparo de imagens para capas, criação de imagens para divulgação etc

5 – Inkscape – Com essa ferramenta preparamos materiais diversos para publicação impressa ou online, e é com ele que preparamos as capas de nossos livros.

6 – PDFmod – Usamos para distribuir as provas e os livros eletrônicos para leitura prévia dos autores.

7 – Para ler e responder emails utilizamos o Evolution e o Thunderbird

Entenda o que é software livre e ajude a divulgar essa ideia

Software livre é um termo usado para referir-se a qualquer programa de computador que possa ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários.

Nesse conceito, os usuários possuem livre acesso ao código fonte do software e podem fazer alterações conforme as suas necessidades, desde que compartilhe as modificações feitas.

O termo foi criado por Richard Matthew Stallman, o aclamado programador, ativista e hacker, fundador do movimento do software livre, do projeto GNU, e da FSF – Free Software Foundation (Fundação para o Software Livre.

A FSF é uma organização sem fins lucrativos, que foi fundada por Richard Stallman em 1985. É essa entidade que determina quais licenças (e consequentemente, os softwares) podem ser consideradas “livres” conforme as definições originais de Stallman.

Um programa é considerado um software livre se os usuários possuem as quatro liberdades essenciais:

  • A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito (liberdade 0);
  • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1); Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
  • A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo (liberdade 2);
  • A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

Um programa é software livre se ele dá aos usuários todas essas liberdades de forma adequada.

Embora o foco do Software Livre seja a liberdade de expressão e não o lucro, um usuário que crie um programa licenciado nessa modalidade, se quiser, pode cobrar pelo seu trabalho.

fonte: https://www.edivaldobrito.com.br/o-que-e-software-livre/