Oferta!

Arte, cérebro e educação: interlocuções reflexivas para uma pedagogia da infância

Original price was: R$19,00.Current price is: R$9,90.

Arte, cérebro e educação: interlocuções reflexivas para uma pedagogia da infância

ISBN: 978-85-94380-11-1

Isac dos Santos Pereira (org)

Agosto/2018

130 páginas

Versão Digital

 

Em estoque

Descrição

Arte, cérebro e educação: interlocuções reflexivas para uma pedagogia da infância

ISBN: 978-85-94380-11-1

Isac dos Santos Pereira (org)

Agosto/2018

130 páginas

Prefácio da Profa. Dra. Andrea Bedin

Autores:

Angela do Nascimento ● Daniele Ferreira Leite Marcato
Eliana Pereira dos Santos e Silva ● Fellipe William Marques Martins
Francisca Maria Moraes Marques Martins ● Isac dos Santos Pereira
Jocely de Paula Lima Roque ● Manolo Siloni da Silva ● Miriam Ferreira
Rita de Cássia Rodrigues dos Santos ● Samara dos Santos Alcatrão
Sandra Aparecida Paulino Ale ● Silvana Trindade de Azevedo
Sulamita Golçalves de Souza ● Tatiane Oliveira Gleria

===========

 

Arte, Cérebro e educação: Interlocuções reflexivas para uma pedagogia da Infância

Andrea Bedin

Já dizia o notável filósofo grego, Aristóteles (384-322 a. C.), que “a arte imita a vida”! Partindo desse pressuposto tão brilhante, se nos debruçarmos sobre o real sentido da arte, perceberemos o quanto ela encontra-se imbricada à vida, em suas múltiplas manifestações. Quer seja através dos sentimentos, das ações muitas vezes tresloucadas no cotidiano, na educação, ou mesmo no âmbito das manifestações artísticas em si, enfim, a arte faz parte constitutiva do desenvolvimento do ser humano, e, sendo assim, assume essencial importância para a compreensão de todas as dimensões do humano.
A partir disso proponho-me a descrever nestas breves linhas, o quão importante se revela o conteúdo do presente livro, sob a organização do Prof. Isac dos Santos Pereira, na medida em que propõe a discussão sobre um tema que se encontra na ordem do dia.
Engenhosamente escritos, os artigos que compõem este livro trazem à luz questões fundamentais no campo da arte, uma vez que esta apresenta estreita relação com a construção do mundo e da humanidade em si. Estas questões, como representado no título que lhe foi atribuído, estabelecem relações com a capacidade de pensar (cérebro), de refletir, e sobretudo, de formar. Aqui não há como não atribuir ao livro significativa contribuição ao campo da educação, posto que seus autores relatam, de maneira muito bem fundamentada, a função da arte enquanto disciplina norteadora dos processos educacionais, quer seja no âmbito da formação infantil ou perpassando todos os ramos do processo pedagógico-educativo, no que tange, essencialmente, ao desenvolvimento das habilidades discentes. A arte revela-se, de maneira sublime, como elemento emancipador, revelador das potencialidades dos indivíduos, verdadeiramente libertadora.
Estou certa de que os leitores encontrarão neste livro um pouco de si mesmos, de suas próprias relações interpessoais, dos conflitos de sua caminhada, dos equívocos, das certezas e dos valores que certamente os auxiliarão na busca por um sentido mais genuíno da vida, livre das amarras da hipocrisia e dos filtros sociais que impedem vislumbrar um mundo mais justo e digno de se viver.
A obra, que apresenta forte interlocução da arte com variados tipos de linguagens, indo, do teatro à dança, passando por reflexões acerca das práticas pedagógicas a partir do ensino da arte e os conhecimentos da neurociência no contexto do processo de ensino-aprendizagem, é um convite aos caminhos do conhecimento, reflexo da formação humana e intelectual dos docentes que, através deste rico conjunto de artigos, prestam notável contribuição ao campo da educação em suas diversas facetas; uma obra cujas proposições não se encerram, mas certamente nos estimulam a reflexões e indagações tão necessárias aos dias atuais.
Destaque-se ainda a preocupação dos autores em produzir um livro de conteúdo robusto e relevante, não restrito a um público docente, ainda que de substancial importância para os educadores, na medida em que enseja possibilidades de mudanças nos quadros da educação, propondo novos caminhos de formação que auxiliem os docentes na solução de conflitos, na criação de novas possibilidades de aprendizagem, na descoberta de talentos muitas vezes apagados pela árdua e árida dinâmica do cotidiano escolar. Nasce uma obra de alcance amplo, acessível e de notável fluidez na linguagem.
Por fim, as palavras de Paulo Freire, em sua famosa obra Pedagogia da autonomia (1968), sobre a importância da educação, propõem a utilização de uma “Pedagogia que faça da opressão e de suas causas objeto de reflexão dos oprimidos, de que resultará o seu engajamento necessário na luta por sua libertação, em que esta pedagogia se fará e refará.” Estou convencida que este caráter reflexivo é possível de ser alcançado, e de que a arte pode contribuir sobremaneira para o desenvolvimento potencial dos indivíduos, tornando-os cidadãos críticos e reflexivos, sujeitos históricos de seu tempo, capazes de intervir de maneira significativa no espaço em que vivem e convivem, na busca por um mundo mais harmonioso, em que todos participem de maneira justa e equitativa.

Andrea Gomes Bedin
Possui graduação em História pelo Centro Universitário Assunção (2004), Pós-graduação pela PUC-SP em História, Sociedade e Cultura e Especialização em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais. Atualmente é professora de História da rede Estadual e Municipal de Ensino do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de História e História da Arte. Ministra aulas de Arte e Religião pela PUC-SP, COGEAE, curso de Especialização em Ciências da religião, e aulas de História da Arte pela UNISAL (UNIVERSIDADES SALESIANAS). É Mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP, tendo sua Defesa aprovada em 09.02.2015. Atualmente, é doutoranda em História pela PUC-SP.

 

 

Informação adicional

Peso 0,100 g
Dimensões 14 × 21 × 1 mm

Você também pode gostar de…